Todas as empresas devem lutar para eliminar custos desnecessários ligados ao processo da cadeia de suprimentos, um centro de custo amplamente conhecido na cadeia de suprimentos é a logística reversa.
Quando não é controlada, a logística reversa da cadeia de abastecimento pode interromper todo o fluxo de trabalho de abastecimento, reduzindo os lucros e deixando os varejistas com estoques que não podem ser vendidos.
Mas quando a logística reversa é otimizada, ela pode apresentar uma oportunidade para os varejistas maximizarem as vendas e reduzir os custos.
Então, como funcionam os processos de logística reversa e como os varejistas podem tirar proveito de suas complexidades?
Especialmente na era de um mercado de comércio eletrônico em expansão, o planejamento eficiente de logística reversa é uma ferramenta essencial para os varejistas. Esta postagem descreve os prós e contras do gerenciamento de logística reversa, a cadeia de suprimentos reversa e os benefícios de simplificar esses fluxos de trabalho.
O que é Logística Reversa?
No nível mais básico, a logística reversa se refere a todas as operações relacionadas às devoluções de produtos e materiais. No contexto do varejo, essa definição precisa ser expandida.
Muitas pessoas associam a logística reversa apenas para cobrir devoluções, mas é muito mais abrangente do que isso, é importante entender a história da logística reversa, os benefícios da logística reversa e por que é uma prática crescente, especialmente em indústrias de reposição. Enquanto isso, a logística reversa está ficando mais complexa.
História da Logística Reversa
Os produtos e materiais que são reutilizados não tem o seu início atual, esse tipo de processo já existe a muito tempo e é um pouco desse assunto que vamos falar agora.
Os remetentes estão voltando seu foco para a logística reversa devido ao aumento da demanda do e-commerce.
Após o pico mais ativo da temporada da história, combinado com o aumento dos custos de entrega residencial por meio de sobretaxas de encomendas, a taxa de e-commerce está disparando.
É mais provável que mais clientes devolvam itens quando comprados por meio do comércio eletrônico, e essa taxa é pelo menos o dobro das compras físicas. Além disso, um estudo recente, descobriu que os remetentes estão começando a perceber que as devoluções devem ser gratuitas. One of the first online https://casinodulacleamy.com/ casinos in existence. Hoje, apenas 16% das empresas cobram pelas devoluções.
Felizmente, isso está mudando à medida que as empresas percebem que os retornos podem não valer necessariamente o tempo e a energia. Por exemplo, Walmart, Target e Amazon muitas vezes simplesmente devolvem o dinheiro e dizem aos clientes para pular a devolução de um item.
Essa é uma mudança crítica na abordagem e nos padrões comuns quando se pensa nos detalhes do que é logística reversa.
Se o cliente usar um item pessoal, como um produto de higiene, existe o risco de contaminação cruzada na devolução. Com todas as pressões da pandemia em plena exibição, os varejistas que tomarem a iniciativa de reduzir esse risco ganharão uma reputação melhor entre os clientes, um índice crescente de clientes recorrentes e uma imagem pública melhor.
Compreendendo a Logística Reversa
Para os varejistas, isso acontece o tempo todo. Os clientes devolvem as mercadorias, as lojas devolvem as mercadorias aos depósitos ou os estilos não estão mais na estação e são retirados das prateleiras.
Todos esses produtos ainda custam dinheiro e ainda têm valor, e a logística reversa fornece aos varejistas um meio de recuperar parte desse valor.
Essencialmente, qualquer processo ou manuseio de uma mercadoria após a venda inicial envolve logística reversa. Exemplos típicos de logística reversa e cadeia de suprimentos reversa incluem:
- Devolução de produtos e gestão da sua revenda.
- Remanufatura e recondicionamento de produtos.
- Gestão e comercialização de sobras.
Isso ajuda a entender a logística reversa em termos de sua relação com a logística tradicional no varejo.
De acordo com especialistas, cada um é definido como:
Logística tradicional
A logística reversa possui um processo de planejamento, fazer a implementação e todo e qualquer controle do fluxo de eficiência e economia de qualquer tipo de matéria prima, processo de estoque ou qualquer informação que tenha relação com o seu ponto de início
ao ponto de consumo para fins de conformidade com requisitos do cliente.
Logística reversa
Envolve todas as operações descritas acima (planejar, implementar e controlar o fluxo de forma eficiente e econômica da matéria-prima), estoque em processo, produtos acabados e informações relacionadas do ponto de consumo ao ponto de princípio (origem) com o propósito de agregar valor principalmente antes de ser descartado, e se houver necessidade do descarte, que seja adequado.
Utilizando Tecnologia na Cadeia de Suprimentos Reversa
Também é vital garantir que o fluxo de produtos seja otimizado na cadeia de suprimentos reversa.
O gerenciamento de devoluções é um grande braço do negócio de varejo e a utilização de ferramentas inteligentes da cadeia de suprimentos pode capacitar os varejistas com os dados e insights de que precisam para melhorar outros ramos das operações de varejo.
A cadeia de suprimentos reversa deve conter as seguintes etapas:
- Aquisição do produto: obtenção do produto usado do usuário pelo revendedor ou fabricante.
- Logística reversa: transporte de produtos para uma instalação para inspeção, classificação e descarte.
- Inspeção e disposição: Avaliando a condição da devolução e tomando a decisão mais lucrativa de reutilização.
- Remanufatura ou recondicionamento: devolvendo o produto às especificações originais.
- Marketing: Criação de mercados secundários para os produtos recuperados.
Os benefícios de usar a tecnologia certa para logística reversa
No geral, os maiores benefícios da logística reversa otimizada são:
- Aumento da utilização de ativos
- Criar clientes mais felizes / clientes de retorno
- Gerar melhor ROI (retorno de investimento)
- Reduzir as perdas e receitas não planejadas
- Melhorar a sustentabilidade ambiental
- Promover uma cultura de liderança no setor
As expectativas dos clientes hoje pedem aos varejistas que forneçam processos de devolução indolores, uma tendência fortemente impulsionada pelos gigantes do comércio eletrônico.
Tornar o processo de devolução indolor tornou as devoluções mais comuns, com algumas estatísticas do setor estimando que as taxas de devolução estão entre 30% e 40%.
Mas isso não é de todo ruim. Os varejistas agora oferecem políticas liberais de devolução aos clientes, ganhando sua confiança, negócios repetidos e um novo caminho para otimizar a logística reversa.
As empresas podem se beneficiar de todos esses retornos de varejo. O valor da mercadoria devolvida pode ser visto nos dados e percepções que informam as decisões futuras sobre os níveis de estoque e mão de obra necessária.
O gerenciamento de devoluções mais eficiente também pode significar mais fluxo de caixa de devoluções reaproveitadas e níveis mais altos de satisfação do cliente.
Por fim, a necessidade de encontrar maneiras úteis e eficientes de reciclar ou descartar adequadamente os produtos não utilizados também é uma vantagem da logística reversa otimizada.
Antes considerado um desperdício, existe um mercado para produtos de varejo reciclados e reutilizados, e as implicações ambientais são de fundamental importância para muitos grupos demográficos de compras.
A tendência do varejo de reutilização também pode ser creditada ao aumento das restrições regulatórias, que enfatizam ainda mais a necessidade de um plano de logística reversa bem administrado.
Para otimizar um plano de logística reversa, os varejistas devem começar e terminar com dados e análises. Esses insights sobre cada etapa da cadeia de suprimentos reversa são a chave para desbloquear o máximo de eficiência e uma maior margem de lucro.