Enquanto os consumidores já estavam usando sites de comércio eletrônico para muitos produtos e serviços, os bloqueios de pandemia consequentes aceleraram enormemente a adoção de uma realidade online robusta como o sistema de entrega de última milha.
Para sobreviver, grandes e pequenas empresas tiveram que se reinventar, convertendo grande parte de seus negócios em um mercado de comércio eletrônico online.
As empresas experientes sabem que o comportamento do usuário online não deve mudar significativamente em uma era pós-pandemia. Os consumidores se acostumaram a fazer compras online e aproveitar a conveniência e a velocidade com que as empresas concluem suas transações.
Por esse motivo, muitas empresas estão procurando maneiras de oferecer serviços de entrega de última milha ainda mais rápidos e eficientes para atender às expectativas e demandas cada vez maiores dos clientes.
O que é a entrega da última milha?
A entrega na última milha é a última etapa na jornada de um produto, desde seu espaço de varejo ou depósito de distribuição, até o caminhão de entrega e a porta do cliente. Além de ser um elemento-chave na satisfação do cliente, a entrega na última milha pode ser a parte mais demorada e cara dessa jornada. Os custos de entrega na última milha representam 53% dos custos totais de envio.
O objetivo da logística de entrega de última milha é entregar pacotes de maneira econômica, rápida e precisa. Para que os varejistas se mantenham à tona e prosperem de maneira ideal, eles precisam ter a capacidade de otimizar seus serviços de entrega de última milha. Esses serviços precisam oferecer entrega transparente, oportuna e segura, para que os clientes saibam como, quando e onde suas compras estão sendo entregues.
Quais são alguns dos desafios da entrega da última milha?
Para muitos varejistas, esse novo cenário online que provavelmente não será revertido após a pandemia, trouxe seus próprios desafios, incluindo:
- Recursos de entrega de última milha a preços acessíveis,
- Gerenciamento robusto de estoque,
- Segurança confiável do cliente.
Apesar das interrupções na cadeia de suprimentos e da demanda imprevisível dos clientes por alguns produtos, os clientes esperam que suas entregas de e-commerce sejam mais rápidas e seguras do que nunca. Infelizmente, isso significa que fornecer serviços internos de entrega de última milha que sejam rápidos e econômicos pode ser impossível para o seu negócio de varejo.
Atendendo às expectativas de entrega expressa
O uso acelerado do comércio eletrônico levou a um aumento significativo na competição no varejo online. Para atender às elevadas expectativas do cliente, opções de entrega expressa, como entrega no mesmo dia e no dia seguinte, precisam ser oferecidas e concluídas de forma eficiente e sem problemas.
A satisfação do cliente com uma transação comercial geralmente depende muito da logística de entrega, incluindo tempo e comunicação.
Por exemplo, quando o aviso de entrega não muda tão rapidamente quanto deveria, pode impactar diretamente a satisfação do cliente. Esse tipo de atraso geralmente é devido a ineficiências de entrega na última milha, incluindo várias paradas com tamanhos baixos de entrega de pacotes.
Atendendo à demanda de entrega da última milha
Com a demanda constante por sites de comércio eletrônico em jogo na última década, os varejistas já estavam enfrentando escassez de motoristas e ineficiências na capacidade dos caminhões.
Com o início da pandemia, a demanda por serviços de comércio eletrônico aumentou dramaticamente da noite para o dia e criou uma pressão ainda mais significativa em uma cadeia de suprimentos já esticada para a adoção de um sistema.
Mesmo antes da pandemia, os consumidores buscavam mais conveniência por meio de suas experiências de compras online. Com o início da pandemia e os atrasos na cadeia de suprimentos resultantes, as pessoas se tornaram mais tolerantes com a capacidade reduzida dos varejistas e com prazos de entrega mais longos.
No entanto, essa paciência já está se esgotando, pois as pessoas esperam que as empresas de entrega se adaptem rapidamente às mudanças.
Praticando Saúde e Segurança
Uma vez que COVID-19 é espalhado principalmente durante o contato próximo, e o júri está decidido a respeito da disseminação na superfície, novas e confiáveis práticas de saúde e segurança são necessárias.
Mesmo após a pandemia, os clientes continuarão a esperar essas precauções para garantir sua segurança contínua. No entanto, essas novas práticas podem ser demoradas e caras para serem integradas às operações de entrega de sua empresa.
Benefícios da terceirização de serviços de entrega de última milha
Entregas de última milha econômicas com um sistema, eficientes e seguras são cruciais para seus resultados financeiros, reputação e satisfação dos clientes. No entanto, em muitos casos, esse exigente serviço logístico está fora de sua área de especialização, orçamento ou ambos.
Terceirizar seus serviços de entrega de última milha ajudará sua operação de varejo a gerenciar esses novos desafios e fortalecer sua reputação de excepcional atendimento ao cliente.
Terceiros especializados em uma solução flexível e completa para entregas de última milha usam softwares automatizados de última geração, como tecnologias de localização, para garantir que suas entregas ocorram de maneira tranquila, segura e econômica.
Reduza seu risco
A redução do risco comercial é uma prioridade agora mais do que nunca devido às incertezas trazidas pela pandemia. Sua operação de varejo pode mitigar os riscos de roubo e segurança terceirizando as entregas de última milha para terceiros.
Especializados em gerenciar habilmente as entregas de última milha de sua loja com um sistema, depósito ou centro de negócios, os prestadores de serviços de entrega de última milha também são especialistas em gerenciar veículos e pessoas com segurança para reduzir sua exposição ao risco relacionado à incerteza.
Por exemplo, os motoristas são treinados para tomar precauções extras de saúde e segurança. Por exemplo, muitos usam luvas, higienizam pacotes, tiram fotos e enviam textos ou outras notificações assim que um pacote é entregue.
Algumas empresas de entrega de última milha permitem que os clientes escolham sua janela de entrega para maior comodidade e reduzir o roubo de varanda. A complexidade desse nível de serviço torna o software automatizado crítico para a otimização de rotas.
Aproveite as vantagens das tecnologias de localização
Algum sistema de entrega de última milha usam tecnologias de localização de ponta em centros metropolitanos, onde frotas de motoristas contratadas estão de plantão para entregar pacotes.
Esta rede de motoristas sob demanda, semelhante à de motorista de aplicativo, significa maior eficiência, pois os motoristas locais entregam suas mercadorias de forma rápida e confiável às portas dos clientes.
Controle total dos dados de experiência do usuário. Esses serviços fáceis de usar ajudam sua empresa a crescer e prosperar.
Ofereça transparência e rastreamento de entrega
Os fornecedores de entregas de última milha criaram processos transparentes, para que seus clientes conheçam o status de suas entregas.
Além disso, eles oferecem comunicação clara e regular para aumentar a satisfação do cliente. Aplicativos que fornecem rastreamento e notificações ao vivo são essenciais para todas as suas entregas de última milha.
Se o seu negócio de varejo deseja competir com sucesso ou apenas sobreviver em meio à experiência de atendimento e entrega das grandes empresas de entrega, terceirizar seus serviços de entrega de última milha deve ser uma prioridade..
Nós da AES Solutions estamos presentes em todos os momentos para ajudar vocês a entender mais sobre os benefícios de oferecer o sistema de entrega da última milha. Conte com a AES Solutions.