Pesquisar

O que é Cross Docking e Como Funciona

cross docking

Esperamos que este artigo ajude você a entender o conceito de cross docking e por que ele é implementado no processo da cadeia de suprimentos de uma organização.

Cross docking é um termo usado no processo logístico onde os produtos de uma fábrica são distribuídos diretamente para o cliente ou o varejista com pouco ou nenhum tempo de manuseio ou armazenamento. 

Porque esse nome, isso se deve porque as entradas e saídas dos produtos são feitas em uma doca. Os produtos são recebidos na doca de entrada, transferidos em seguida para doca de transporte de saída, isso agiliza os processos de transporte e também diminui o manuseio.

Em termos simples, os produtos chegam por meio de transporte, como caminhões, reboques, e são alocados em uma doca de recebimento em um lado do terminal ‘cross dock’.

Uma vez que o transporte de entrada tenha sido ancorado, seus produtos podem ser movidos direta ou indiretamente para os destinos de saída; eles podem ser descarregados, classificados e selecionados para identificar seus destinos finais. 

Depois de serem classificados, os produtos são movidos para a outra extremidade do terminal ‘cross dock’ por meio de uma empilhadeira, correia transportadora, caminhão palete ou outro meio de transporte para a doca de saída de destino.

Quando o transporte de ida for carregado, os produtos podem então seguir para os clientes.

Achou o processo interessante? Continue acompanhando o artigo para saber mais sobre o cross docking.

Importante informar aqui que o processo de Cross docking pode não suprir as necessidades do seu armazém, isso vai depender muito da sua estrutura e método de transporte, por isso estude muito antes de tomar uma decisão, pois o Cross docking pode aumentar muito sua produtividade e diminuir os seus custos mas é preciso analisar as mudanças necessárias. 

Alguns dos principais motivos pelos quais o cross docking é implementado são:

  • Fornece um site apenas para esse processo dos produtos, assim produtos já classificados e produtos semelhantes, serão combinados e separados para serem entregues para diversos destinos diferentes de forma muito mais rápida. O método descrito é conhecido como “hub and spoke” 
  • Poder combinar vários tipos de cargas de produtos menores em um modelo de transporte para economizar nos custos e despesas de transporte. O método descrito é conhecido como ‘acordos de consolidação’.
  • Ter a capacidade de dividir grandes volumes de cargas de produtos em cargas menores de transporte para o cliente ter o seu produto mais rapidamente. O método descrito é conhecido como ‘arranjos de desconsolidação’.

A próxima parte deste artigo irá detalhar as vantagens e desvantagens do cross-docking para uma maior compreensão desse processo.

Cross-docking em logística

A globalização obrigou as empresas a agilizar seus processos de armazenamento e configuração, a fim de manter sua vantagem competitiva e a fidelidade de seus clientes com estratégias de resposta eficientes, como cross docking.

Cross docking é um modelo de logística que busca uma otimização em toda a cadeia no abastecimento, reduzindo o tempo no armazenamento de forma considerável, isso porque as mercadorias que chegam são imediatamente preparadas para envio diretamente para os clientes. Existem dois tipos de cross docking:

Direto ou pré-distribuído : As mercadorias já se encontram separadas e somente precisam ser recebidas pelas unidades de saída previamente organizadas de acordo com os locais de entrega. Este é o modelo mais básico, pois os produtos não requerem muito manuseio.

Indireta ou consolidada : As mercadorias são recebidas e deslocadas para um local intermediário ou área de picking onde são separadas e organizadas para serem enviadas aos diferentes destinos.

Benefícios do Cross docking

cross docking

Além de agilizar suas entregas e evitar custos de armazenamento, as empresas que usam cross docking obtêm outros benefícios importantes como:

  • Maior eficiência e produtividade na cadeia de suprimentos.
  • Custos mais baixos relacionados a armazenamento, distribuição, gerenciamento de estoque e mão de obra.
  • Mais fácil de manusear e realocar mercadorias.
  • Mais fácil de manter o frescor dos produtos perecíveis.
  • Maior índice de cumprimento de prazos fixos.
  • Mais fácil de atualizar e maior disponibilidade de mercadorias.
  • Linha de abastecimento mais bem organizada, gerenciando com as lojas as necessidades dos clientes.
  • Menos necessidade de espaço.
  • Menos erros e danos ao produto (devido à diminuição do número de pessoas envolvidas no processo).
  • O fluxo constante de produtos em que se baseia o cross docking gera economia e agiliza o transporte com baixo custo, no entanto, sugerimos implementá-lo apenas quando as seguintes características forem atendidas:
  • O tempo de armazenamento é inferior a 24 horas.
  • As mercadorias são enviadas aos clientes ou encaminhadas para o processo de separação imediatamente após o descarregamento.
  • Ferramentas de tecnologia que facilitam uma resposta eficiente ao consumidor. 
  • O investimento justifica a implantação.
  • Há uma troca efetiva de informações sobre os produtos e seus status.
  • Existe uma estratégia comum e equilibrada para a distribuição das unidades.
  • Existe um compromisso entre as áreas envolvidas.

Como você pode ver, esse modelo envolve um processo para consolidar produtos e, em seguida, separá-los em vários pedidos, no entanto, a mudança da plataforma de coleta pode acontecer usando vários métodos de coleta e entrega.

O cross docking se concentra em fazer o melhor uso dos sistemas e tecnologia de negócios para criar um processo de remessa just-in-time. Também elimina a necessidade de relações comerciais múltiplas e diminui os custos incorridos por pequenos sistemas de remessa.

Métodos de Cross-Docking

Existem três métodos principais usados ​​no cross-docking. O primeiro e mais simples método é o cross-docking contínuo. Esta é a aplicação mais direta. No cross-docking contínuo, os produtos e materiais são continuamente movidos através de um site central, movendo-se diretamente das remessas de entrada para a saída. Ocasionalmente, ocorrem tempos de espera mínimos, caso os caminhões cheguem às instalações em horários diferentes. 

Acordos de consolidação são outro método. Este é o processo de mesclar vários produtos menores ou cargas de frete em uma carga maior na instalação de cross-docking. There are not any deposit bonuses. https://casinodulacleamy.com/ Alguns itens mantidos no armazenamento mínimo no local podem ser combinados com os produtos de entrada para formar remessas completas de caminhões.

O terceiro método é a desconsolidação, que é o oposto óbvio do método de consolidação. Em vez de combinar várias cargas menores em uma carga grande, no método de desconsolidação, uma carga grande é dividida em várias cargas menores para facilitar o transporte e geralmente é usada em remessas diretas ao consumidor. 

Quem se beneficia mais com o cross-docking?

Quase qualquer tipo de empresa obtém os benefícios de um sistema em que as remessas são processadas mais rapidamente e os tempos de espera são mínimos, mas certas indústrias têm maior probabilidade de receber o máximo de benefícios da utilização de cross-docking em suas cadeias de abastecimento.

Varejistas, empresas de bens de consumo e peças automotivas se beneficiam de tempos de remessa mais curtos e da capacidade de competir com grandes nomes conhecidos por seus rápidos tempos de resposta desde a colocação do pedido até a chegada nas mãos do consumidor. No entanto, as empresas químicas, juntamente com a indústria de alimentos e bebidas, também são os principais beneficiários em um sistema que requer pouco ou nenhum armazenamento e transfere o produto do fabricante para o consumidor em tempo recorde. 

No geral, o cross docking é altamente econômico para qualquer empresa com remessas de alto volume e necessidades de transporte consideráveis. Mudar do modelo tradicional de centro de distribuição pode ser benéfico em termos de custos também para empresas que buscam aumentar o giro de estoque e reduzir o manuseio.

Agora que você sabe o que é Cross docking, a melhor maneira de aprender mais sobre o tema é ficar antenado na AES Solutions. Nós podemos ajudar você a melhorar cada vez mais. 

Compartilhe:

Mais posts

×