Caso pareça que você está sempre procurando maneiras de reduzir custos sem comprometer a eficiência e a produtividade, então você vai gostar das informações que está prestes a ler sobre o coletor de dados.
Como você provavelmente já sabe, a automação da coleta de dados com código de barras é uma solução inteligente a ser considerada se você está procurando aumentar a produtividade e eliminar erros e custos adicionais.
Embora a automação seja um investimento, os benefícios são tão grandes que muitas organizações estão percebendo o ROI em menos de 6 meses.
Explore os benefícios
Reduza a papelada, economize no custo de suprimentos, armazenamento e mão de obra, tarefas automatizadas são muito mais rápidas de realizar.
Diminua o erro humano, erros de entrada de dados, caligrafia ilegível e outros erros comuns podem levar a erros de pedido, perda de tempo e clientes insatisfeitos.
Aumente a produtividade do trabalhador, a leitura de código de barras e a automação de dados elimina o tempo gasto anotando números, procurando papelada e rastreando o estoque.
Aumente a visibilidade, tome decisões informadas com dados em tempo real, a capacidade de ver o estoque disponível e outros dados úteis de clientes e fornecedores leva a um melhor planejamento e lucratividade.
Melhorar o atendimento ao cliente, processos automatizados significam menos erros, mais remessas dentro do prazo e clientes mais felizes.
Componentes chave
Você tem várias opções quando se trata de escolher o equipamento certo para sua aplicação. A primeira etapa é ter um entendimento completo de seu ambiente e dos processos que você precisa automatizar.
Em geral, você deseja ter um dispositivo de leitura de código de barras (um leitor portátil ou vestível) ou, para requisitos móveis ou mais exigentes, você pode considerar um computador móvel. Se você precisar imprimir etiquetas para itens de estoque, caixas de estocagem, paletes ou outros itens, você também precisará de uma impressora de etiquetas de código de barras.
Leitor de códigos de barra
Um leitor portátil permite que os trabalhadores se aproximem da tarefa, as opções sem fio os aproximam ainda mais com uma conexão sem fio Bluetooth que oferece a flexibilidade de estar a até 300 pés da estação base. Existem versões de nível comercial e industrial, dependendo do seu ambiente.
A maioria dos depósitos e centros de distribuição exige a opção industrial, esta caixa especial oferece proteção adicional contra poeira, sujeira e quedas no concreto. Há até um scanner de saúde que oferece um invólucro pronto para desinfetante, mais capaz de resistir aos efeitos nocivos de produtos químicos agressivos, uma vez que os dispositivos são limpos constantemente.
Para rastrear inventário, contagem cíclica e outras tarefas que exigem o rastreamento de grandes quantidades de itens, considere um coletor de dados que inclui um teclado e um display para acelerar a produtividade.
Frequentemente, são retroiluminados para facilitar a visualização nos cantos escuros de um depósito e alguns são projetados especificamente para condições adversas, como um freezer ou depósito refrigerado. A configuração de um leitor de código de barras é geralmente fácil de configurar, digitalizando o código de barras que corresponde aos seus requisitos.
Computador móvel
Para máxima flexibilidade e produtividade, especialmente em ambientes exigentes e de ritmo acelerado, como serviço de campo ou entrega, um computador móvel pode ser a solução.
A computação móvel realiza mais com os mesmos (ou menos) recursos, aumentando drasticamente a velocidade e o número de tarefas que podem ser concluídas. Além disso, quando a capacidade da rede está ativa, informações como localização do cliente, status do pedido e estoque de caminhões podem ser obtidas na sede em tempo real contidas no coletor de dados.
Impressora de etiqueta de código de barras
Existem dois tipos de tecnologias de impressão para impressão de etiquetas. Transferência térmica e térmica direta. Com a tecnologia térmica direta, se a etiqueta for exposta à luz solar, luz direta ou calor, o papel acabará ficando preto ou a impressão desbotará e a etiqueta ficará ilegível.
A térmica direta normalmente não é recomendada se o objetivo da etiqueta for ter uma vida longa. Do lado positivo, essa tecnologia é superior em custo e qualidade para aplicações de curto prazo como recibos, passagens (fast food, por exemplo), etiquetas de remessa ou identificação do paciente. Welcome bonuses and bonus rounds are the best way to try out a new what are the rules of texas holdem poker online gambling site.
As impressoras de transferência térmica podem aceitar uma variedade maior de mídia do que os modelos térmicos diretos, incluindo papel, poliéster e materiais de polipropileno. Portanto, esta é uma tecnologia preferida se revestimentos especiais forem necessários para sua etiqueta, para trabalhar com:
- Rastreamento de produto
- Marcação de ativos
- Rotulagem de inventário
- A mídia e a fita devem ser cuidadosamente combinadas para garantir o desempenho de impressão e durabilidade.
Escolhendo o rótulo certo para o trabalho
Agora que você explorou as opções de leitura e impressão de código de barras que funcionam melhor para o seu aplicativo, a seleção da etiqueta de código de barras certa é uma peça importante que muitas vezes passa despercebida. Avalie cada uma das áreas abaixo para maximizar o valor da sua solução e garantir o tempo de atividade, em seguida, consulte seu fornecedor de soluções para adequar seus requisitos à etiqueta perfeita.
A impressora de código de barras que você escolher determinará o tamanho do núcleo de seu rolo de etiquetas, bem como a dimensão externa de seu rolo.
A largura de impressão padrão é normalmente 4 sendo a mais popular uma etiqueta 4 × 6, no entanto, uma etiqueta 4 × 2 também pode ser usada para receber etiquetas ou etiquetas de ativos.
Adesivo
O adesivo certo pode fazer toda a diferença quando se trata de sua etiqueta de código de barras ficar onde deveria. Os adesivos padrão têm um bom desempenho na maioria das aplicações, mas se você tiver um ambiente particularmente hostil (ao ar livre, freezer, etc.) ou estiver aplicando a etiqueta em uma superfície ou material incomum, pode ser necessário um adesivo mais industrial.
Ter uma ideia clara de como sua etiqueta será usada é o primeiro passo para escolher a melhor etiqueta para sua aplicação.
Benefícios do coletor de Dados
Grande Agilidade
Ele baixa o lead time de transferência do papel para o computador, sendo que a digitação é manual, ela é praticamente toda eliminada e o processo automatizado é bem mais prático e rápido.
Confiança dos dados
A digitação é elaborada de forma manual, a chance do colaborador que pratica essa atividade diversas vezes ao dia é errar, são muito altas.
Uma vez que esse processo é automatizado, as chances de erro podem cair a zero, e assim trazem uma auto confiança para as informações do sistema.
Aumento da produtividade
Antes os operadores utilizavam mais tempo para preencher os códigos das etiquetas para o sistema, após o uso do coletor de dados, sendo assim resta um tempo para os colaboradores produzirem outras atividades. Com isso a oportunidade de usar menos a mão de obra para a realização do processo é maior, e assim aumentar a produção dos funcionários.
Gestão
Para você não ficar preocupado com a confiabilidade dos dados e a conferência do seu estoque estar correta, o gestor tem tempo de gerenciar melhor o seu negócio, e assim tomar decisões mais assertivas e otimizar a gestão da sua empresa.