O que é código QR e como funciona?

código QR

Não sabe o que é um QR Code ou como as empresas os utilizam? Não se preocupe. Neste artigo completo, você irá saber tudo sobre os fundamentos da tecnologia QR Code. 

O que é um código QR?

Um código de resposta rápida é um tipo popular de código de barras bidimensional. Ele codifica informações alfanuméricas. Para decodificar isso, você pode usar um scanner portátil ou até mesmo um aplicativo de leitura de código QR em seu smartphone.

Na verdade, muitos smartphones como iPhone, Xiaomi, Motorola e Samsung agora têm um recurso de leitura de QR Code integrado em seu aplicativo de câmera de estoque.

O que é um código QR 1D ou 2D

Uma empresa japonesa, a Denso Wave Corporation, desenvolveu códigos de resposta rápida em 1994. Seu papel era rastrear veículos e digitalizar componentes de alta velocidade na indústria automobilística.

Desde 1994, os códigos de resposta rápida percorreram um longo caminho. Na era do smartphone, esses códigos de barras em formato quadrado encontraram muitas aplicações .

Alguns deles incluem gerenciamento de estoque, marketing e publicidade, segurança, pagamentos móveis, educação e uso pessoal.

código QR

Diferentes indústrias os estão usando  imensamente. As estatísticas mostram que a leitura de QR Code foi galopante em  todo o mundo em 2018. E continuará crescendo a cada ano.

Isso explica o porque que seu uso está aumentando a cada dia. Esses códigos de barras 2D armazenam informações como URLs de páginas da web, texto e informações de contato.

Para visualizar essas informações, você simplesmente precisa escanear o código usando um aplicativo em seu smartphone. É ainda mais fácil do que clicar em uma imagem.

Os códigos QR são tão fáceis de usar que qualquer pessoa pode criá-los e usá-los em seu benefício.

Hoje, eles são comumente adicionados a:

  • Cartões de visita para permitir que as pessoas salvem detalhes de contato.
  • Material de aula para envolver e ensinar as crianças.
  • Imprima anúncios para permitir que os leitores visitem o site, se inscrevam em um evento, etc.
  • Aplicativos de pagamento móvel para fazer transações.
  • Embalagem do produto para permitir que os consumidores obtenham informações detalhadas do produto.
  • Bilhetes de eventos ou viagens para autorizar e registrar a entrada
  • Convite de casamento para facilitar as coisas para os convidados.
  • Cartões de convite para ajudar os convidados a obter a localização do local no aplicativo de mapas de seus telefones.
  • Melhores práticas de uso de códigos QR.
  • Se você usa o Google Adwords para marketing em mecanismos de pesquisa, deve ter um especialista em SEM. O trabalho do especialista é otimizar o CTR para a maioria das conversões.

Da mesma forma, no marketing offline para online (códigos QR), você precisa seguir as melhores práticas. 

Público alvo 

Tem instruções claras que informam aos usuários o que fazer ou o que esperar após digitalizá-lo (por exemplo, “Digitalize-me para registrar”)

Está localizado em uma área com rede celular

e leva a uma página de destino otimizada para o celular.

Depois de conhecer as práticas recomendadas do QR Code, você também deve saber como não usá-las.

Por exemplo, evite colocar o código QR em um local sem acesso à internet móvel ou Wi-Fi.

Ou certifique-se de que não é nem muito pequeno nem muito grande para afetar negativamente a capacidade de digitalização.

Tipos de códigos QR

Digamos que o conteúdo que você deseja que as pessoas vejam são ‘dados de destino’. Os dados de destino podem ser um site, seu número de telefone ou até mesmo uma imagem.

A classificação dos códigos QR depende de como esses dados são codificados. Existem duas categorias de códigos de resposta rápida:

Código QR estático

Em um código de resposta rápida estático:

Os dados do alvo são codificados diretamente no código, assim como os dados numéricos são codificados em um código de barras

Quanto mais informações forem codificadas, mais ‘denso’ o Código de Resposta Rápida se tornará

uma codificação é permanente, o que significa que os dados de destino nunca podem ser editados.

Não é possível rastrear a atividade de digitalização. Um código QR estático pode codificar as seguintes informações em um formato estruturado:

  • URL
  • Vcard (detalhes de contato)
  • Texto
  • Detalhes de acesso à rede Wifi
  • SMS pré-carregado
  • Endereço de e-mail
  • Número de telefone
  • Evento de calendário
  • Endereço de carteira Bitcoin

Código QR Dinâmico

Um QR Code dinâmico é a melhor maneira de codificar URLs em um QR Code. Isso confere maior funcionalidade e flexibilidade. Em um código de resposta rápida dinâmica:

Os dados de destino podem ser apenas um URL.

O URL de destino não é armazenado diretamente no código de resposta rápida. Em vez disso, um URL curto (geralmente fornecido pelo serviço QR Code) é codificado, o qual redireciona para o URL de destino.

  • É possível editar o URL de destino codificado a qualquer momento, sem a necessidade de reimprimir o código de barras quadrado.
  • É possível rastrear a atividade de varredura e obter análises, você pode ‘ativar’ ou ‘desativar’ o código a qualquer momento.
  • Observe que esta categorização é baseada em como os dados são armazenados em um Código de Resposta Rápida. Com base no tipo de conteúdo, pode haver muitas categorias.

A contagem de categorias desses códigos de barras 2D que você pode criar depende do gerador de QR Code que você usa.

Diferentes geradores oferecem categorias diferentes. Por exemplo, o gerador de QR Code permite que você crie mais de 20 tipos de códigos de resposta rápida.

código QR

Para decidir que tipo de QR Code você precisa criar, pense sobre que ação você deseja que seu público-alvo execute. Por exemplo, você deseja que eles:

  • Veja um site
  • Uma página de destino baseada em texto
  • Ouça um áudio
  • Faça um pagamento usando o Paypal
  • Assistir a um vídeo
  • Baixe um PDF
  • Siga você nas redes sociais

Depois de decidir o que deseja que os usuários façam, finalize o tipo de código de resposta rápida que você criará.

Gerando um QR Code

Antes de prosseguir com a criação de um QR Code, você deve ser claro sobre duas coisas:

1. O que você deseja que seu público faça.

2. Qual gerador de QR Code atenderá melhor às suas necessidades.

Uma simples pesquisa no Google sobre ‘gerador de código QR’ fornecerá páginas de resultados.

Como você decide qual serviço é o melhor para você? Você vai comparar todos eles um por um?

Não se preocupe! Compilamos um gráfico de comparação detalhado dos principais geradores de código QR .

Depois de decidir qual serviço usará, existem três maneiras de gerar códigos QR:

1. Um por um usando um gerador de código QR online.

Existem muitos geradores de QR Code online, que ajudam a criar um Código de Resposta Rápida.

Tudo o que você precisa fazer é especificar os dados de destino, selecionar o tipo de QR Code (estático ou dinâmico) e baixar sua imagem.

Você pode até personalizar seus códigos de resposta rápida adicionando a cor e o logotipo de sua marca.

É um fato que os códigos de resposta rápida personalizados atraem muito mais digitalizações do que os padrões em preto e branco.

Portanto, se seu caso de uso for promocional (como marketing) e você quiser que o maior número possível de pessoas digitalize seu código QR, deverá personalizá-lo.

2. Integração da API QR Code com seu próprio sistema.

Se você tem um aplicativo móvel ou um sistema de informação que precisa gerar esses códigos de barras 2D, você precisa de uma API QR Code 

Ele se integrará ao seu sistema e gerará um Código de Resposta Rápida sob demanda.

3. Serviços de geração em massa.

Alguns provedores de serviço de QR Code oferecem a opção de geração em massa (ou geração em lote).

Isso é necessário no caso de você precisar (digamos) de 10.000 códigos de resposta rápida, cada um com uma ID exclusiva.

Você simplesmente precisa especificar os dados a serem codificados em uma planilha, enviá-los para o gerador em massa, adicionar um design aos códigos QR (opcional) e fazer o pagamento.

Assim que seu lote estiver pronto, você pode baixá-lo.

Digitalizando um código QR

Isso pode ser feito de uma das duas maneiras mencionadas abaixo:

1. Usando um aplicativo de leitura de código QR em um dispositivo móvel.

Se você possui um smartphone com câmera, pode decodificar um código de resposta rápida.

Existem vários aplicativos de digitalização de QR Code em todas as principais lojas de aplicativos das plataformas iOS, Android, Windows e Blackberry OS.

O i-nigma é um desses aplicativos que funciona bem no iOS e no Android .

Além disso, conforme declarado acima, alguns smartphones agora têm leitores de QR Code integrados. Verifique se o seu telefone já tem um.

2. Usando um scanner óptico portátil ou fixo

Você já viu scanners em lojas de varejo usados ​​para ler códigos de barras. Da mesma forma, um scanner óptico portátil ou fixo pode escanear códigos QR.

Esses scanners são usados ​​quando o volume de digitalização é maior em casos como emissão de bilhetes ou pagamentos móveis.

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