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Como organizar as gôndolas do supermercado

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Cada empreendimento conta com desafios e a arrumação de gôndolas de supermercado é uma dificuldade específica desse ramo, uma vez que se trata de um trabalho fundamental para fazer com que os produtos que estão sendo vendidos sejam notados pelos compradores.

O layout das gôndolas de um supermercado é capaz de influenciar de maneira direta a percepção que os clientes têm dos produtos. Assim, é fundamental pensar no espaço físico do supermercado como forma de melhorar os seus resultados a fim de ampliar as suas vendas.

Se você deseja conhecer mais sobre o tema e conhecer algumas dicas que você pode aplicar na arrumação das gôndolas no seu supermercado, acompanhe este post para conferir todos os detalhes!

Conheça os principais modelos de organização

O primeiro passo para conseguir planejar a organização das gôndolas é conhecer os diferentes modelos básicos de organização. Saber quais são as vantagens e desvantagens de cada um deles fará com que você saiba exatamente qual é o melhor momento e a melhor seção do supermercado para aplicá-los. 

Ainda, para optar pelo melhor modelo de organização de gôndolas para o seu estabelecimento é preciso levar em consideração itens como estratégia e necessidade de vendas. 

Organização vertical

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Esse modelo de organização de gôndola de supermercado facilita a observação dos produtos expostos. Ele ainda é capaz de proporcionar um bom impacto visual, já que os produtos vão surgindo conforme o cliente caminha pela loja.

Organização horizontal

Neste modelo de organização, os produtos ficam enfileirados nas gôndolas expostos em níveis. Contudo, um dos maiores problemas desse tipo de organização pode ser a dificuldade de visualizar os itens expostos.

Organização por blocos

Já a organização em blocos, por sua vez, consiste em separar os produtos por tipos ou marcas. O principal objetivo desse modelo de organização de gôndolas é ajudar o cliente a optar de maneira facilitada pela mercadoria que mais o agrada e, ainda, permitir que a comparação de preços seja realizada de forma mais simples.

Organização sazonal

Por fim, há o modelo de organização sazonal, que costuma ser muito eficiente em datas comemorativas, como Natal, festa junina e páscoa. Este modelo facilita a visualização dos produtos mais consumidos em determinada época do ano e, consequentemente, estimula a sua compra.

Entenda como é o comportamento dos clientes em sua loja

Outro ponto relevante para a arrumação de gôndolas de supermercado é realizar o mapeamento do comportamento dos clientes dentro de sua loja para optar pelo melhor layout para o seu público. 

Existem sistemas de automação para supermercado que auxiliam no processo de identificação dessas áreas.

Ao descobrir quais locais apresentam maior movimentação de clientes dentro do estabelecimento você pode montar a arrumação das gôndolas do supermercado com base nessas informações, determinando a localização e o posicionamento das promoções nos locais de maior fluxo.

É preciso considerar, por exemplo, que o layout da loja é capaz de convencer o seu público a comprar itens que, inicialmente, não estavam em seu planejamento, o que, consequentemente, aumenta os lucros do supermercado.

Entender o comportamento dos clientes também inclui saber quais são os produtos mais procurados na sua loja e quais os produtos que são os responsáveis pela maior parte do seu lucro. Desta forma você saberá exatamente a quais itens deverá dar o maior destaque na hora de organizar as prateleiras do supermercado e criar promoções.

Para obter essa informação basta fazer um levantamento das vendas de um determinado período e verificar a quantidade de itens que foram comprados de cada produto. Os itens mais rentáveis podem ser conhecidos através da análise da curva abc.

Organize a frente de caixa

A parte das prateleiras dos caixas, por exemplo, é um local muito importante para o momento final da compra e que deve ser explorado. Neste local do supermercado o ideal é colocar itens que sejam capazes de despertar a atenção do cliente. Como o cliente já está na reta final da compra, o processo de convencimento se torna mais fácil.

Os preferidos são balas, chicletes, chocolates, pequenos pacotes de bolacha, revistas e bebidas. Sendo que as bebidas farão sucesso, principalmente se você conseguir mantê-las em geladeira.

Pense nos pequenos consumidores

Outra dica importante para organizar as gôndolas do supermercado para vender mais é pensar nos pequenos consumidores. Neste caso, você deverá colocar os itens que despertam o desejo e a atenção das crianças em prateleiras que fiquem na altura do campo de visão delas. 

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Vale mencionar que é interessante dispor alguns itens saudáveis. Desta forma você também ajuda os pais a oferecerem uma alimentação equilibrada aos pequenos. É fundamental saber investir em seus clientes!

Seja estratégico

Ser estratégico também é mais um ponto relevante na arrumação de gôndolas de supermercado. Para montar a sua estratégia é preciso observar quais são os serviços oferecidos por seu estabelecimento e o local em que esses setores estão localizados.

O ideal é que os setores como padaria e açougue estejam localizados no fundo do estabelecimento. Dessa maneira os clientes que, inicialmente, desejam comprar apenas carne ou pão precisarão passar por diferentes prateleiras e, de maneira natural, vão observar os produtos expostos. Com isso, o cliente pode ser induzido a comprar um determinado item que nem sequer planejava, ou mesmo lembrar de algum item que acabou na despensa.

Outra dica relevante para aumentar as vendas do supermercado é colocar prateleiras específicas com produtos relacionados nas áreas de cada um dos serviços oferecidos. Na parte da padaria, por exemplo, o ideal é dispor itens como bolos, torradas e biscoitos. Já na parte do açougue, produtos como farofas, sal grosso, molhos para churrasco e temperos podem ser mais interessantes, pois se relacionam com a carne.

Determine o que colocar em cada linha de visualização do cliente

Por fim, outra estratégia fundamental, sem dúvida a mais utilizada, de arrumação de gôndolas de supermercado consiste em colocar os produtos expostos em cada linha de visualização do cliente. Para tanto, é preciso considerar que existem cinco níveis diferentes para a exposição dos produtos.

Acima da cabeça

O primeiro local é acima da cabeça, com os produtos que ficam dispostos no nível mais alto. Aqueles itens são os que têm menor visibilidade, ou seja, aqueles que não apresentam boa saída, mas que todo supermercado deve ter. Assim, nunca coloque na parte superior itens perecíveis, um lançamento interessante ou mesmo produtos pesados.

Altura dos olhos

Já o nível mais nobre na prateleira de um supermercado é a que fica na altura dos olhos. Isso porque esse é o primeiro lugar que os clientes olham, portanto, é onde devem ser colocados os itens que possuem maior retorno de vendas. Por essa razão, é fundamental que ele seja trabalhado de maneira minuciosa a fim de aumentar os lucros do supermercado. 

O ideal é deixar nessa altura os itens com maior margem de lucro e que costumam apresentar mais saída.

Linha da cintura

O nível da linha da cintura, por sua vez, também apresenta grande visibilidade e um bom impacto sobre as vendas. Por isso, o ideal é destiná-lo para itens de grande procura e que devem estar acessíveis aos consumidores, mas que não apresentam uma margem de lucro tão boa.

Abaixo da cintura

Já abaixo da cintura é interessante dispor os itens essenciais com menores preços e grande rotatividade, uma vez que se trata de uma localização que já não faz mais parte do campo de visão dos clientes. 

Assim, como se tratam de itens importantes, os clientes devem buscar pelos produtos independentemente de onde eles estejam localizados no supermercado.

Prateleiras vazias passam a impressão de que o supermercado não está bem, e está incapaz de oferecer os produtos que ele procura. O ideal é ter pelo menos um funcionário responsável por cada seção do supermercado e que esse funcionário faça rondas periódicas e reponha os itens que forem necessários.

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