Pesquisar

Automação Comercial: o que é, quais benefícios e motivo

automação

A tecnologia está transformando o mundo inteiro rapidamente, tecnologias que pareciam impossíveis alguns anos atrás são uma realidade hoje em dia, empresas de todos os tamanhos estão usando ferramentas e soluções de tecnologia avançada para automação comercial. 

Eles fazem isso para automatizar seus processos com a intenção de aumentar a eficiência operacional geral e melhorar os resultados financeiros. Quase 50% dos empresários afirmam que planejam acelerar a automação de diversos processos de negócios em suas empresas. 

Como resultado, o mercado de software corporativo cresceu rapidamente nos últimos anos. Em palavras simples, a automação dos processos de negócios está apenas ganhando impulso, sem sinais de que vai parar em breve.

No entanto, a automação comercial não significa apenas eliminar a força de trabalho. Mas é tudo sobre a utilização de soluções de software e ferramentas adequadas que permitam uma melhor alocação dos recursos disponíveis para aumento da produtividade.

Automação comercial e sua utilização

Automação comercial refere-se ao uso de máquinas e equipamentos para automatizar determinadas atividades comerciais de uma empresa, antes realizadas manualmente. Assim, seu principal objetivo é proporcionar maior agilidade, confiabilidade e redução de custos, aumentando a eficiência dos processos e a produtividade de toda a organização.

automação

Alguns exemplos de como essas tecnologias podem ser usadas são:

  • sistema de vendas automatizado (máquinas, sites, aplicativos e softwares);
  • serviço eletrônico informatizado;
  • automação de controle de estoque.

Os sistemas de automação comercial são versáteis e se adaptam muito bem às diferentes necessidades de uma empresa, podendo ser empregados para agilizar as operações de vendas e realizar um controle de estoque mais eficaz. 

Também permitem auditar procedimentos e gerar recibos e documentos fiscais automaticamente. Todas essas atividades, embora pareçam simples, requerem tempo e recursos, que são economizados com processos automatizados.

Ao proporcionar maior velocidade e confiabilidade aos processos de negócios, reduzindo a incidência de erros, a automação ganhou participação de mercado rapidamente. Em breve, isso se tornará um requisito para qualquer organização que busca o sucesso.

Considerando isso, os produtos de automação comercial da Control iD foram desenvolvidos com as tecnologias mais avançadas, com foco em ajudar empresas de todos os portes a se tornarem mais competitivas.

Tendências de automação comercial

Abaixo, mostraremos as principais tendências de automação comercial que podem ser esperadas.

Transformação completa do fluxo de trabalho digital

Cadeiras luxuosas, ferramentas de alta tecnologia e plantas baixas abertas eram alguns dos elementos básicos de um local de trabalho produtivo. A pandemia de coronavírus derrubou essa abordagem porque mais e mais empresas mudaram para o trabalho remoto. 

É por isso que a automação de processos digitais agora é muito importante para aumentar a eficiência e a produtividade dos funcionários. 

Mais e mais organizações estão investindo em soluções de software de automação de processos digitais para que possam criar aplicativos e implementar facilmente integrações para aumentar a produtividade e conectividade dos negócios .

O uso de automação de processos robóticos (RPA) se expande

Nesta era da vida digital, diferentes organizações de negócios e empresas estão usando bots e outras soluções semelhantes para executar vários processos de negócios automaticamente em uma abordagem mais eficiente. 

O suporte por chat ao vivo para clientes é um exemplo perfeito disso. O RPA está prestes a se expandir inacreditavelmente nos próximos anos, pois os bots de software serão capazes de gerenciar várias tarefas operacionais com proficiência.

Marketing personalizado

Como o marketing é uma das principais operações de negócios que levam uma empresa a um nível totalmente novo, cada vez mais organizações estão automatizando suas tarefas de marketing para obter o máximo de seus esforços. Existem tantas ferramentas de automação de marketing baseadas em IA disponíveis atualmente. 

Negócios e empresas podem usar essas ferramentas para realizar análises inteligentes e obter dados úteis para a criação de campanhas de marketing personalizadas. “Por exemplo, se você planeja iniciar o marketing de podcast, pode reunir dados sobre as tendências atuais, vários tipos de podcasts e as preferências do seu público.” 

automação

Com isso, uma empresa pode atingir seu público-alvo com os produtos ou serviços mais relevantes para proporcionar uma excelente experiência.

Ecossistemas conectados

Plataformas de automação inteligente que são integradas a vários processos de negócios estão conduzindo uma transformação digital proeminente no local de trabalho. As empresas são mais capazes de levar as tarefas relacionadas aos negócios para o próximo nível com a ajuda de ecossistemas conectados. 

Eles podem criar ecossistemas de aplicativos, tecnologias e outras soluções para dar a seus funcionários acesso rápido a uma rede de serviços e soluções de que precisam para concluir tarefas ou trabalhos atribuídos.

Benefícios da automação comercial

Vamos examinar algumas vantagens pragmáticas de colocar processos de negócios no piloto automático.

Maximize a produtividade

Um dos principais benefícios da automação de processos de negócios é que ela libera uma grande quantidade de tempo que os profissionais podem gastar no que podem fazer melhor. 

De acordo com pesquisas, os funcionários de escritório gastam quase 2,12 horas por dia gerenciando tarefas administrativas como aprovação de documentos, processamento de documentos e pesquisa de informações úteis. 

Porém, as soluções de automação podem realizar várias tarefas administrativas com muito mais rapidez do que humanos, sem erros.

Intensifique a visibilidade dos ativos

Quando se trata de automatizar processos de negócios, você precisa marcar tudo e cada um dos envolvidos em seu negócio. A marcação de recursos e ativos de negócios torna visível tudo o que está relacionado ao seu negócio. Como resultado, você tem uma imagem clara de todos os ativos que sua empresa possui.

Custos operacionais reduzidos

Quando as operações e processos de negócios são executados manualmente, há um desperdício considerável de recursos de negócios. Com a ajuda de software, ferramentas e sistemas de automação, o custo operacional do negócio é reduzido significativamente. 

Os recursos são empregados de forma otimizada e o desperdício é reduzido. Como resultado, isso aumenta as margens de lucro.

Automação minimiza erros

Não importa o quão profissionalmente qualificados e capazes sejam seus trabalhos, erros ocorrem. É aqui que entra em jogo o investimento em uma solução de automação adequada. 

Os erros humanos são eliminados e os processos são mais suaves do que nunca. Os especialistas dizem que a probabilidade de erros humanos diminui drasticamente quando você coloca os processos de negócios no piloto automático.

Compartilhe:

Mais posts

×